Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Oito anos do Projeto"Eu sou cidadão-Amigos da leitura".


No dia 26 de outubro o Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura completou oito anos de muito incentivo à leitura no Estado do Ceará. E engana-se quem pensa que esse aniversário rendeu apenas comemorações. Entre os dias 25 e 29 de outubro, na Biblioteca Governador Menezes Pimentel, em Fortaleza aconteceu mais uma capacitação para os coordenadores do Projeto.

O conteúdo trabalhado desta vez foi a dinamização de acervos literários. Falou-se sobre bibliotecas e políticas de formação de leitores, fazendo uma conexão com o trabalho realizado em setembro pelos amigos da leitura, quando estruturaram um mapeamento das bibliotecas e acervos disponíveis nos seus municípios. Tentou-se também com esta temática aproximar e sensibilizar os coordenadores da linguagem poética, apresentando aos coordenadores alguns dos poemas e poetas significativos da literatura brasileira. "Este é um novo formato a ser trabalhado pelos municípios, a fim de que ampliemos a produção literária dos adolescentes e o leque de possibilidade de atuação do projeto", conta a presidente da APDMCE, Célia Costa Lima, sobre a expectativa desta etapa. O encerramento desta etapa ficou a cargo da escritora Elvira Drumond, que coordenou um momento de poesia e música.

Desde 2002 o Projeto Eu Sou Cidadão vem fazendo a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes de mais de 100 municípios do Estado. O objetivo de formar não só leitores, mas também cidadãos conscientes de seu papel na sua comunidade, tem sido a cada ano superado. Neste caso nossos números dizem mais do que qualquer palavra:

- 1500 crianças e adolescentes Amigos da Leitura;

- 100 municípios neste grande movimento pela leitura;

- 10 livros lançados;

- 12 campanhas educativas;

- 8 Congressos Anuais dos Amigos da Leitura, reunindo em cada edição 2.000 crianças e jovens

- 80 mil livros já distribuídos gratuitamente;

- 300 mil pessoas participando das suas rodas de conversas;

- 2.000,000 de pessoas já leram, pelo menos um livro do Projeto;

- 320 técnicos capacitados em uma formação para Formadores de Leitores;

- 4.500 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos já participaram até o momento.

Hoje, após oito anos de um incansável trabalho, alcançar esses números mostram o verdadeiro compromisso que todos ligados a esse Projeto possuem. É uma verdadeira corrente humana pela leitura, formada entre todos os professores, coordenadores, crianças, adolescentes, municípios, gestores, APDMCE, Fundação Demócrito Rocha, Banco do Nordeste, Selo UNICEF, UNDIME/CE e APRECE. Já podemos dizer que temos um Ceará mais ético, mais letrado e mais cidadão. Todos amigos da leitura.




Fonte:site.www.apdmce.com.br
http://www.infanciasemracismo.org.br/wp-content/uploads/2010/11/110x72_animado6.gif