Total de visualizações de página

sábado, 7 de novembro de 2009

Projeto "Eu sou cidadão-Amigos da leitura".

PROJETO EU SOU CIDADÃO



Apresentação

Eu Sou Cidadão – Incentivar a leitura entre crianças e adolescentes da rede de escolas públicas

Considerado o maior projeto social de incentivo a leitura do nordeste, o Eu Sou Cidadão foi lançado na 5ª Bienal Internacional do Livro em 2002. Coordenado pela Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE em parceria com a Fundação Demócrito Rocha – FDR, o projeto promove, através da leitura, o desenvolvimento intelectual de mais de 1.500 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, da rede de ensino público.
Periodicamente são lançados livros que abordam temáticas relevantes para o trabalho com crianças e jovens, como a gravidez na adolescência e o respeito à pessoa idosa. A partir da leitura dos livros, as histórias são “contadas” de diferentes formas.
As crianças e os adolescentes fazem dramatizações, teatro de fantoches, rodas de leitura em praças, escolas, hospitais, incentivando, assim o prazer da leitura de uma forma dinâmica e prazerosa.
Além das publicações, o projeto ainda promove capacitações periódicas com os coordenadores municipais e campanhas educativas, que informam e chamam a atenção da comunidade para importantes questões como a proteção ao meio ambiente, o consumo consciente e o rádio como espaço de comunicação livre e democrática para crianças e jovens.

Formar cidadãos críticos e questionadores de seu papel na sociedade, e dessa forma contribuir para a construção de uma realidade mais justa e consciente. Este é um dos grandes objetivos do Eu Sou Cidadão - Amigos da Leitura.

http://www.infanciasemracismo.org.br/wp-content/uploads/2010/11/110x72_animado6.gif